Tailoring the Wine System of the Future Bem-vindo ao CoLAB VINES&WINES O Laboratório Colaborativo da Vinha e do Vinho é uma iniciativa do setor do vinho português, liderada pela ADVID - Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense, atual Cluster nacional da Vinha e do Vinho. O Plano Estratégico do CoLAB VINES&WINES assenta em 2 grandes desafios:

PORTUGUÊS, CLARO! Competitividade - Definir e apresentar os vinhos portugueses que os consumidores vão querer comprar.

MAIS FORTE DO QUE NUNCA! Sustentabilidade - Conceber e desenvolver um ecossistema vitivinícola português resiliente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ex
Projeto EPAWI divulga vencedores do concurso WICA “A Indústria do Vinho do Amanhã”

Foram 6 as empresas auxiliares do setor vitivinícola nomeadas vencedoras do concurso de crowdwriting WICA “A Indústria do Vinho do Amanhã” (The Wine Industry of Tomorrow), no âmbito do projeto EPAWI.

O concurso consistiu no desenvolvimento de 9 histórias distintas, com personagens fictícias, mas realistas, que incidiram em 3 temas principais: Viticultura, Enologia e Gestão e Marketing. As empresas auxiliares do setor vitivinícola foram chamadas a responder, completando estes cenários desafiantes e integrando as suas soluções inovadoras. 36 empresas participaram, respondendo a um ou mais desafios, o que resultou num total de 57 histórias. Todos os recursos e competências demonstradas por estas empresas foram analisadas, sendo agora possível divulgar os vencedores.

Conheça os vencedores aqui.

482917c8-86df-4dda-9e4c-3a8435bd04f4
𝗘𝗻𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝗟𝗮𝗯𝗼𝗿𝗮𝘁𝗼́𝗿𝗶𝗼𝘀 𝗖𝗼𝗹𝗮𝗯𝗼𝗿𝗮𝘁𝗶𝘃𝗼𝘀

A ADVID/CoLAB VINES&WINES marcou presença no 𝗘𝗻𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝗟𝗮𝗯𝗼𝗿𝗮𝘁𝗼́𝗿𝗶𝗼𝘀 𝗖𝗼𝗹𝗮𝗯𝗼𝗿𝗮𝘁𝗶𝘃𝗼𝘀 (𝗖𝗼𝗟𝗔𝗕𝘀), que decorreu ontem no Polo de Investigação da Fonte Boa – INIAV, IP, no Vale de Santarém.

O encontro teve como propósito promover a permuta de conhecimento, as sinergias e o networking entre os membros dos CoLABs e do INIAV, assim como o seu desenvolvimento no contexto de estratégias de investigação e inovação regionais, nacionais e europeias.

Dia Mundial do Solo 3
𝗗𝗶𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗦𝗼𝗹𝗼: 𝗼𝗻𝗱𝗲 𝗮 𝗮𝗹𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗰𝗼𝗺𝗲𝗰̧𝗮! 𝗚𝗲𝘀𝘁𝗮̃𝗼 𝘀𝘂𝘀𝘁𝗲𝗻𝘁𝗮́𝘃𝗲𝗹 𝗱𝗼 𝗦𝗼𝗹𝗼 𝗲𝗺 𝗩𝗶𝘁𝗶𝗰𝘂𝗹𝘁𝘂𝗿𝗮

📅5 de dezembro

📌Valença do Douro

No âmbito da celebração do 𝗗𝗶𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗦𝗼𝗹𝗼, cujo tema em 2022 é “Solo: onde a alimentação começa”, e enquadrado nas comemorações dos 40 anos da ADVID, será promovido, no 𝗱𝗶𝗮 𝟱 𝗱𝗲 𝗗𝗲𝘇𝗲𝗺𝗯𝗿𝗼, 𝗲𝗺 𝗩𝗮𝗹𝗲𝗻𝗰̧𝗮 𝗱𝗼 𝗗𝗼𝘂𝗿𝗼, o Seminário “Gestão Sustentável dos Solos em Viticultura”.

Pretende-se, com este evento, promover a Transferência de Conhecimento e Consciencializar sobre a pressão climática neste recurso, abordando questões como a matéria orgânica e a erosão. Será, ainda, promovida uma ação de carácter iminentemente prático, em que se analisarão diferentes perfis de solo, abertos previamente e especificamente para este evento, demonstrando e divulgando a utilidade da observação detalhada das camadas e horizontes do solo, como instrumento para implementar a sua gestão sustentável.

Saiba mais em https://www.advid.pt/pt/agenda/dia-mundial-do-solo-onde-a-alimentacao-comeca-gestao-sustentavel-do-solo-em-viticultura

WhatsApp Image 2022-10-20 at 09.49.38 (1)
ADVID/CoLAB VINES&WINES recebe alunos da Universidade de Wageningen

A visita dos alunos do Bacharelato em “Land and Water Management”, da Universidade de Wageningen nos Países Baixos, decorreu no passado dia 19 de outubro e teve como propósito dar a conhecer a realidade da viticultura na região do Douro.

O grupo assistiu a uma breve apresentação da ADVID/CoLAB VINES&WINES, seguida de uma visita à região, nomeadamente à Quinta do Bonfim, da Symignton Family Estates, Vinhos, S.A., à Quinta de São Luiz, da Sogevinus Fine Wines, S.A. e à Quinta do Seixo, da Sogrape Vinhos, S.A. Esta visita ao Douro, inseriu-se numa iniciativa anual, conduzida pelo Professor Luuk Fleskens, docente nesta instituição, que permite que estes jovens visitem diferentes realidades do setor agrícola português durante 12 dias.

Já no primeiro semestre deste ano, no âmbito do programa Erasmus na Universidade do Porto, a ADVID acolheu, para um estágio, uma aluna do referido Bacharelato desta Universidade, que é uma das mais conceituadas instituições europeias no que respeita as ciências agrárias.

PROJETOS

Infravini
Infravini

Tem como objetivo criar uma Infraestrutura de Dados Espaciais para apoiar a tomada de decisões, que incluirá indicadores climáticos e agronómicos, permitindo aos viticultores de qualquer localidade beneficiarem da informação fornecida. O projeto da Geodouro tem como co-promotores a ADVID, o INESC-TEC e a UTAD.

VInCI
VInCI

O seu propósito é fornecer ferramentas de previsão inovadoras (atualizadas e com acesso digital) para as PME vitivinícolas, a fim de avaliar a produção e aceder aos dados dos mercados internacionais. Este é um projeto desenvolvido pela parceria de entidades de França, Espanha e Portugal.
 

VINIoT
VINIoT

Visa a criação de um serviço tecnológico inovador para a monitorização de vinhas, que permitirá às PME do espaço SUDOE monitorizar as suas vinhas em tempo real, remotamente e tendo em conta vários níveis de precisão (uva, planta, parcela e quinta).

SustainWine
SustainWine

Trata-se de um projeto no âmbito do Fundo Ambiental, com o intuito de desenvolver um programa de formação e educação ambiental adaptado a diferentes públicos. Tem como principal objetivo promover e divulgar o que de melhor já se faz nos ecossistemas vitícolas, no que toca à conservação e proteção da biodiversidade.

COPPEREPLACE
COPPEREPLACE

Este projeto é uma iniciativa internacional aprovada para financiamento pelo Programa Interreg Sudoe, com o propósito de oferecer soluções integradas, inovadoras e viáveis, para reduzir o uso de cobre promovendo uma produção ambientalmente sustentável.

ABCyeasts – Um portfólio de leveduras Antagonistas para BioControlo de agentes fitopatogénicos numa vitivinicultura sustentável

Objetivo: investigar e desenvolver produtos inovadores, baseados em leveduras, com ação antagonista contra agentes fitopatogénicos presentes na vinha, de fungos biotróficos e não biotróficos, bem como microorganismos que contaminam as uvas pós-colheita.

Conservação e Seleção de Variedades Antigas de Videira

Objetivo: participar na conservação da variabilidade intravarietal das castas e na seleção de largas dezenas das tidas como mais importantes a nível nacional.

OPP38 – Novas castas para novos vinhos – em demanda dos segredos da evolução natural da videira portuguesa

Objetivo: desenvolver estudos e análises a coleções de genótipos de videira recuperados maioritariamente em vinhas antigas do país.

Taste&Feel Portugal
Taste&Feel Portugal

Objetivo: promover a internacionalização da fileira agroalimentar em articulação com a fileira do enoturismo, potenciando o aumento das exportações de bens e serviços mais sofisticados e diferenciados ligados aos territórios, aos produtos endógenos e ao mundo rural e reforçando a competitividade internacional das PME das regiões Norte, Centro e Alentejo desta fileira.

GrapeMicrobiota – Interações metaboloma-microbiota em 3 castas da Região do Douro

Objetivo: adotar uma estratégia inovadora para caracterizar a comunidade microbiana de 3 castas da região DOC Douro, que visa a seleção de estirpes proeminentes para serem usadas como culturas starter na produção de vinhos regionais com forte impressão do terroir, agregando valor substancial aos recursos locais e contribuindo para a melhoria local (e global) do setor económico.

RedWine – Use biogenic gaseous carbon to increase feedstock availability for the industry *

Objetivo: potenciar o aumento da disponibilidade de biomassa das microalgas através da valorização dos resíduos gasosos e líquidos do vinho.
* o CoLAB VINES&WINES participa no advisory board deste projeto.

ReWine | Re-desenhar, Re-adaptar e Re-inventar, rumo a uma Economia Circular
ReWine | Re-desenhar, Re-adaptar e Re-inventar, rumo a uma Economia Circular

Objetivo: promover as boas práticas de Economia Circular já implementadas por algumas empresas do setor vitivinícola e contribuir para uma cidadania ativa nesta área.

EPAWI – European Partnership for Auxiliary Wine industry Innovation
EPAWI – European Partnership for Auxiliary Wine industry Innovation

Objetivo: lançar e consolidar a Wine Innovation Cluster Alliance – WICA, estratégia europeia para inovação na cadeia de valor do vinho, que facilitará a internacionalização das empresas auxiliares da indústria do vinho através da criação de uma rede de PMEs cujo objetivo é conhecer o mercado e as suas tendências de inovação.

ReCROP – Bioinóculos e sistemas de cultivo: uma abordagem biotecnológica integrada para melhorar o rendimento das culturas, a biodiversidade e a resiliência dos sistemas agrícolas mediterrânicos
ReCROP – Bioinóculos e sistemas de cultivo: uma abordagem biotecnológica integrada para melhorar o rendimento das culturas, a biodiversidade e a resiliência dos sistemas agrícolas mediterrânicos

Objetivo: redesenhar os sistemas agrícolas mediterrânicos para uma maior resiliência e produtividade, apostando no desenvolvimento de sistemas de produção agrícola sustentáveis ​​através do uso combinado de ferramentas biotecnológicas e práticas agronómicas amigas do ambiente.

WaterFlow – Avaliação remota de stress hídrico
WaterFlow – Avaliação remota de stress hídrico

Objetivo: desenvolvimento de uma rede de sensores low-cost que permita avaliar espacialmente o stress hídrico numa vinha em tempo real.

Grupo de Trabalho – Touriga Francesa
Grupo de Trabalho – Touriga Francesa

Objetivo: o emurchecimento ocorrido no Ano Vitícola de 2020, com maior incidência na casta Touriga Francesa, levou à criação do grupo de trabalho (GT-TF), que resulta da colaboração da ADVID/CoLAB VINES&WINES com diversos Associados do tecido empresarial e científico. A implementação e acompanhamento do ensaio de fisiologia vegetal tem contado com o apoio da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e terá também o apoio da UM (Universidade do Minho), no que diz respeito a componentes laboratoriais.

InovTransfer
InovTransfer

Inovação na Transferência de Conhecimento e Tecnologia no Setor Vitivinícola. Assistência técnica RRN – Área 4 – Observação da agricultura e dos territórios rurais.
Objetivo: transferir conhecimento e tecnologia para os setores agrícola, agroalimentar e de desenvolvimento rural, com vista à sua valorização, através da capitalização da informação e resultados de projetos em temas prioritários, bem como a elaboração e divulgação de boas práticas agrícolas.

Sobre Nós

O CoLAB VINES&WINES, iniciativa liderada pela ADVID – Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense – atual Cluster  nacional da Vinha e do Vinho, em conjunto com o ecossistema vitivinícola nacional, pretende ser o parceiro ideal na inovação dos produtos, processos e serviços das empresas do setor do vinho de Portugal.

 

A NOSSA MISSÃO:

– Gerar e comunicar conhecimento e tecnologia que potencie a ambição expressa pelo setor de fazer crescer o valor de exportação.

Assegurar que o ecossistema vitivinícola português se torna mais eficiente, resiliente e flexível, de modo a responder aos desafios climáticos, demográficos e económicos.

– Promover a competitividade e sustentabilidade do ecossistema vitivinícola português.

 

O Plano Estratégico é construído em torno de 2 grandes desafios:

PORTUGUÊS, É CLARO! – Competitividade, cujo objetivo é definir e entregar os vinhos portugueses que os consumidores desejam comprar

MAIS FORTE DO QUE NUNCA! – Sustentabilidade, cujo foco é conceber e entregar um sistema resiliente de vinha e vinho português.

 

Ficha de Projeto CoLAB VINES&WINES

Boletim Informativo 1

Boletim Informativo 2

Boletim Informativo 3

 

Plano de Igualdade de Género ADVID/CoLAB VINES&WINES

EQUIPA VINES&WINES

A equipa do VINES&WINES é multidisciplinar e tem como objetivo pensar o futuro da indústria vitivinícola em total respeito pelo meio ambiente e preservação do planeta e potenciar o reconhecimento internacional dos vinhos portugueses, tornando-os mais fortes e melhores do que nunca.

Catarina-Barbosa
CATARINA BARBOSA
Senior Project Officer do Eixo da Competitividade

Microbiologia, Genética e Biotecnologia

Manuel-Oliveira
MANUEL OLIVEIRA
Project Officer do Eixo da Competitividade

Fisiologia / Anatomia Vegetal e Fitopatologia

Bruno Soares
BRUNO SOARES
Project Officer do Eixo da Competitividade

Química e Enologia

Nelson-Machado
NELSON MACHADO
Senior Project Officer do Eixo da Sustentabilidade

Química, Enologia e Viticultura e Biofísica Molecular

Cátia Santos
CÁTIA SANTOS
Project Officer do Eixo da Sustentabilidade

Economia Circular

Leonor Pereira
Leonor Pereira
Project Officer do Eixo da Sustentabilidade

Viticultura de precisão

IMG_9981
Leonor Tunes
Project Officer do Eixo da Sustentabilidade

Viticultura

Lilia-Carvalho
LÍLIA CARVALHO
Officer da Comunicação

ASSOCIADOS

INVENTÁRIOS DE APOIO AO SETOR

Nos objetivos previstos para o CoLAB VINES & WINES, e de um modo multi e interdisciplinar, foi elaborado um inventário das capacidades e conhecimento relevantes existentes em Portugal nas áreas de Investigação – cientistas ativos, projetos em curso, parcerias existentes e publicações técnicas e científicas no sector da vinha e do vinho.

Este mapeamento do panorama da ciência, no que respeita projetos e publicações no sector da vinha e do vinho dos últimos 10 anos, permitiu criar duas interfaces pesquisáveis, bastante funcionais, que permitem consulta e a constante atualização do conhecimento científico, no que respeita as áreas emergentes de investigação no sector.

Adicionalmente, e de forma a criar um mapeamento abrangente das capacidades de investigação e de todo o ecossistema, foi realizado o levantamento de todo o tecido empresarial com relevo para a fileira, que vai para além dos produtores de vinho e envolve todos os sectores com relevo para o desenvolvimento da mesma. Neste trabalho foi dada especial ênfase a fornecedores de tecnologias (Tech providers) – empresas ou entidades com capacidade para captar conhecimento e tecnologia desenvolvida e criar produtos e serviços a partir dos mesmos. Este exercício permitiu entender qual a distribuição das entidades na fileira, (entre empresas, associações e institutos) e qual a evolução e dinâmica dos diferentes sectores, através da análise da evolução do número de entidades a operar em cada sector nos últimos anos.

O trabalho desenvolvido está associado a uma interface pesquisável, com potencialidades para permitir a aquisição de conhecimento acerca dos sectores mais relevantes / em maior expansão, identificação de potenciais parceiros para o desenvolvimento de projetos de investigação e identificação de necessidade de I & D da fileira, para além dos sectores com maior apetência para inovação.

Neste sentido, e de forma a permitir que estes mapeamentos possam ser mais do que uma mera compilação de dados, estas interfaces incluem diferentes campos de pesquisa que permitem uma busca mais dirigida e facilitada, bem como a identificação/definição de áreas e subáreas emergentes e de maior valor para a fileira.

Caso que pretenda que seja efetuada uma pesquisa de potenciais parceiros ou outras informações relevantes para auxiliar os seus trabalhos de investigação, desenvolvimento ou inovação, preencha o seguinte formulário através do link https://forms.gle/CMavarHemuxvgar5A.  Posteriormente, será contactado por um elemento do CoLAB para afinar e executar a pesquisa.