PORTUGUÊS, CLARO! Competitividade - Definir e apresentar os vinhos portugueses que os consumidores vão querer comprar.
MAIS FORTE DO QUE NUNCA! Sustentabilidade - Conceber e desenvolver um ecossistema vitivinícola português resiliente.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Representada por Catarina Barbosa e Manuel Oliveira, a ADVID/ CoLAB VINES&WINES participou na reunião de arranque do VINNY Project, que decorreu nos dias 25 e 26 de julho, no Porto e na Região Demarcada do Douro.
O projeto conta com a participação de 19 membros no seu Consórcio, de 10 países diferentes, que se juntam com o objetivo do desenvolvimento de biopesticidas (nanoBPs) e biofertilizantes (nanoBFs) nanoformulados, sustentáveis e de baixo custo para contribuir para sistemas de vinha mais resilientes.
Mais informações sobre o projeto aqui.
Informamos que a ADVID/CoLAB VINES&WINES está agora presente numa nova plataforma de comunicação, o Instagram, e que irá reforçar a sua presença no Linkedin.
Observando-se uma transição significativa da comunicação convencional para as plataformas digitais e dada a importância da ADVID na disseminação e transferência de conhecimento, para todo o setor vitivinícola nacional, consideramos essencial estabelecer a nossa presença em plataformas digitais relevantes como o Instagram ou o Linkedin, numa perspectiva complementar que aumente a abrangência na transferência de conhecimento.
Convidamo-lo a acompanhar-nos nas páginas de Instagram nos seguintes links:
LinkedIn ADVID
Instagram CoLAB VINES&WINES
LinkedIn CoLAB VINES&WINES
O Laboratório Colaborativo VINES & WINES que tem como objetivos desenvolver e comunicar conhecimento de modo a aumentar o valor de exportação dos vinhos portugueses e assegurar a resiliência e flexibilidade do sistema vitivinícola e dos territórios subjacentes com o intuito de responder aos desafios climáticos, demográficos e económicos, divulga as ofertas de trabalho:
Representada por Luís Marcos e Joana Ribeiro, A ADVID/ CoLAB VINES&WINES participou na reunião de arranque do projeto ECOSPHEREWINES, que decorreu nos dias 12 e 13 de março, na Corunha.
O projeto, cofinanciado pelo programa Interreg Sudoe, conta com a participação de 13 organizações de Portugal, Espanha e França, que se juntam com o objetivo de implementar uma rede de infraestruturas verdes para a conservação e gestão sustentável das vinhas localizadas em zonas de elevado valor ecológico, melhorando assim o seu capital natural e biodiversidade, e aumentando a sua resiliência face às alterações climáticas.
Mais informações sobre o projeto aqui.
A agenda mobilizadora para a Inovação Empresarial Vine & Wine Portugal, que tem como objetivo aumentar a competitividade e resiliência do sector da vinha e do vinho em Portugal, tem um investimento dedicado à formação de ativos, estando previstas 13 ações de formação, entre março 2024 a dezembro de 2025, promovidas pela ADVID com a colaboração da UTAD.
No âmbito desta agenda mobilizadora, vamos dar início às sessões de formação através da ação “Agroecologia e Viticultura” e “Otimização das operações na vinha utilizando técnicas/tecnologias inovadoras“.
Mais informações obre o projeto aqui.
A ADVID/CoLAB VINES&WINES participou ontem, através de Luís Marcos, no evento Regia Networking Sessions, organizado pelo Regia-Douro Park, com o objetivo de divulgar a atividade desenvolvida pelas entidades aqui sediadas.
PROJETOS
Sobre Nós
O CoLAB VINES&WINES, iniciativa liderada pela ADVID – Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense – atual Cluster nacional da Vinha e do Vinho – em conjunto com o ecossistema vitivinícola nacional, nasceu em 2019 com propósito de ser o parceiro ideal na inovação dos produtos, processos e serviços das empresas do setor do vinho de Portugal.
Em 2022, a ADVID/CoLAB VINES&WINES uniu-se à Comissão Vitivinícola Regional do Dão, ao Instituto Politécnico de Viseu e à Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro para a criação de um Polo deste laboratório colaborativo na Região Vitivinícola do Dão.
Localizado em Nelas (NUTSII – Centro), no Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão, este Polo do CoLAB VINES&WINES tem uma Agenda de ID&I para a Região do Dão alinhada com os objetivos previamente estabelecidos por este CoLAB.
A MISSÃO DO CoLAB VINES&WINES:
– Gerar e comunicar conhecimento e tecnologia que potencie a ambição expressa pelo setor de fazer crescer o valor de exportação.
– Assegurar que o ecossistema vitivinícola português se torna mais eficiente, resiliente e flexível, de modo a responder aos desafios climáticos, demográficos e económicos.
– Promover a competitividade e sustentabilidade do ecossistema vitivinícola português.
O Plano Estratégico é construído em torno de 2 grandes desafios:
PORTUGUÊS, É CLARO! – Competitividade, cujo objetivo é definir e entregar os vinhos portugueses que os consumidores desejam comprar
MAIS FORTE DO QUE NUNCA! – Sustentabilidade, cujo foco é conceber e entregar um sistema resiliente de vinha e vinho português.
Ficha de Projeto CoLAB VINES&WINES
EQUIPA VINES&WINES
A equipa do VINES&WINES é multidisciplinar e tem como objetivo pensar o futuro da indústria vitivinícola em total respeito pelo meio ambiente e preservação do planeta e potenciar o reconhecimento internacional dos vinhos portugueses, tornando-os mais fortes e melhores do que nunca.
INVENTÁRIOS DE APOIO AO SETOR
Nos objetivos previstos para o CoLAB VINES & WINES, e de um modo multi e interdisciplinar, foi elaborado um inventário das capacidades e conhecimento relevantes existentes em Portugal nas áreas de Investigação – cientistas ativos, projetos em curso, parcerias existentes e publicações técnicas e científicas no sector da vinha e do vinho.
Este mapeamento do panorama da ciência, no que respeita projetos e publicações no sector da vinha e do vinho dos últimos 10 anos, permitiu criar duas interfaces pesquisáveis, bastante funcionais, que permitem consulta e a constante atualização do conhecimento científico, no que respeita as áreas emergentes de investigação no sector.
Adicionalmente, e de forma a criar um mapeamento abrangente das capacidades de investigação e de todo o ecossistema, foi realizado o levantamento de todo o tecido empresarial com relevo para a fileira, que vai para além dos produtores de vinho e envolve todos os sectores com relevo para o desenvolvimento da mesma. Neste trabalho foi dada especial ênfase a fornecedores de tecnologias (Tech providers) – empresas ou entidades com capacidade para captar conhecimento e tecnologia desenvolvida e criar produtos e serviços a partir dos mesmos. Este exercício permitiu entender qual a distribuição das entidades na fileira, (entre empresas, associações e institutos) e qual a evolução e dinâmica dos diferentes sectores, através da análise da evolução do número de entidades a operar em cada sector nos últimos anos.
O trabalho desenvolvido está associado a uma interface pesquisável, com potencialidades para permitir a aquisição de conhecimento acerca dos sectores mais relevantes / em maior expansão, identificação de potenciais parceiros para o desenvolvimento de projetos de investigação e identificação de necessidade de I & D da fileira, para além dos sectores com maior apetência para inovação.
Neste sentido, e de forma a permitir que estes mapeamentos possam ser mais do que uma mera compilação de dados, estas interfaces incluem diferentes campos de pesquisa que permitem uma busca mais dirigida e facilitada, bem como a identificação/definição de áreas e subáreas emergentes e de maior valor para a fileira.
Caso que pretenda que seja efetuada uma pesquisa de potenciais parceiros ou outras informações relevantes para auxiliar os seus trabalhos de investigação, desenvolvimento ou inovação, preencha o seguinte formulário através do link https://forms.gle/CMavarHemuxvgar5A. Posteriormente, será contactado por um elemento do CoLAB para afinar e executar a pesquisa.